Total de visualizações de página


terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Presépio Reciclado


Olá!
Ainda estou me familiarizando com a diagramação do meu blog, mas ja já estou craque nisso aqui... e além do mais não tem sobrado muito tempo para a Internet, já que todo minutinho livre eu corro pros meus materiais e apronto alguma...

Essa semana e a passada me dediquei à confecção de um presépio todo reciclado. O espaço que cuido, a Casinha da Esquina, é um lugar dedicado à leitura mas também é muito propício para as atividades manuais, pois temos uma rotatividade de crianças, adultos e idosos que procuram o conhecimento de alguma maneira, seja lendo ou buscando uma atividade ou oficina cultural. Além disso prezamos o silêncio, grande amigo da alma, saudável para o pensamento e organização das emoções, necessidades e valorização do momento presente.

Todo o clima do Natal e a introspeção e magia que ronda essa época, além da ludicidade reconstruída com o curso da Pedagogia Waldorf me fizeram colocar a mão na massa e reproduzir a famosa cena do nascimento de Jesus Cristo. Maria aparece ao lado de José, com o menino Jesus dormindo na manjedoura de flores de palha. Os três reis magos aparecem mais luxuosos e com um figurino digno de realeza. A estrela guia, a Estrela de Belém aparece de garrafa pet, dourada e imponente agarrada a uma nuvem de feltro, material que não podia faltar.

Os reis foram feitos de jornal, retalhos de tecido e barbante. Baltazar ganhará o tom negro de sua pele com um tom mais escuro de tecido. Os símbolos do incenso, do ouro e da mirra também serão adicinados para melhor visualização das crianças do seu real significado: a nobreza, o poder material e o sacrifício que Jesus enfrentaria em sua vida.

A vaquinha, o burrinho, a ovelha também nascerão em breve, pois onde já se viu estábulo sem eles?

Bem, mas o que vale mais à pena em toda essa "brincadeira de verdade" é passar a mensagem de esperança, amor e compaixão. E arrancar uma bela lágrima de uma querida professora que se emocionou ao ver o pequenino Jesus e a Virgem Maria nascendo do ateliê como que num passe de mágica...

Um comentário:

Driks Barreto disse...

Lindo post amiga,assim como seu trabalho que é um luxo só!!!adoooorooo!!!beijos